Coisas Bem Simples Que Você Pode Fazer Para Melhorar Sua Saúde

Para melhorar sua saúde, há várias coisas simples do dia-a-dia que você pode incorporar em sua vida. Elas não precisam ser grandes para causar um grande impacto. Algumas pequenas melhoras na alimentação ou um pouco de exercício adicionado todos os dias causarão grandes mudanças em sua saúde. Aqui estão algumas de nossas dicas favoritas:

  • Acorde 15 minutos antes do normal 3-4 vezes por semana e faça um pouco de exercício, mesmo que seja apenas fazer alguns abdominais, andar em volta da quadra, levantar pesos leves, ligar música e dançar pela casa, ou qualquer outra coisa que faça sua circulação começar no dia. Exercícios matinais também ajudam a melhorar o humor.
  • Comece seu dia de maneira certa com um café-da-manhã saudável incluindo frutas frescas, aveia, cereal com leite de coco ou de amêndoa, iogurte simples com mel, um ovo cozinho ou um muffin integral, uma vitamina de frutas, uma bebida verde, ou algo que possua menos de 400 calorias e ofereça nutrição para sua dieta. Cortar calorias no café-da-manhã e substituí-las por uma refeição menor e mais saudável te deixará mais leve pela manhã.
  • Uma vez por semana prepare uma refeição caseira com vegetais frescos e carne magra, como carne assada ou peito de frango. Deixe-a cozinhar pelo dia todo para que esteja pronta quando você chegar em casa para comer com sua família. Algumas boas refeições são chili com hambúrguer de frango um peru, lasanha vegetariana, frango e batatas, ou sopa de feijão.
  • Uma vez por semana substitua a carne da sua refeição por tofu, que é bem leve e rico em proteína. O tofu fica com o sabor da comida com que é cozinhado junto, então muitas vezes as pessoas não gostam do sabor do tofu porque não o prepararam da maneira certa. O tofu pode ser cortado em cubos e frito em um pouco de azeite de oliva ou de coco, salpicado com gengibre ou cominho, e cozinhado devagar até ficar marrom e crocante. Depois disso, você pode adicionar ao chili ou fritar para adicionar um sabor delicioso (Mais informações sobre isso em umnovome.com). O segredo é acrescentar bastante tempero ou comidas com gosto forte a ele enquanto cozinha. Tofu frito com gengibre e cebolas irá transferir o sabor deles ao tofu e ficará delicioso.
  • Frango assado em vez de frito diminui as calorias e contribui para uma saúde melhor. É tão gostoso quanto, mas a refeição diminui as calorias em pelo menos metade. Basta mergulhar o frango cru na mostarda e enrolar em pão seco ou biscoito com bastante tempero. Pincele com azeite de oliva generosamente e cozinhe em forno de 400 graus até a temperatura interior for segura para frango.
  • Coma uma salada grande todos os dias junto com sua refeição principal. Na verdade, é melhor ainda se você comer antes da refeição pois ela ajuda a te satisfazer. Uma salada grande pode até substituir uma refeição inteira se você adicionar alguns ovos cozidos cortados, algumas azeitonas verdes ou pretas, uma quantidade pequena de queijo (orgânico), cenoura ralada, fatias de pepino, grãos de bico, sementes de girassol e uvas passas. Existem várias opções saudáveis para você adicionar à sua salada de jantar. Pule a carne, e acrescente quantos vegetais quiser. Nozes são ótimas na salada também. De molho coloque azeite e vinagre ou molho de mostarda e mel.
  • Maneire na pipoca enquanto está assistindo TV. Dê preferência para pipoca estourada no fogão, não compre pipoca de microondas que é cheia de ingredientes artificiais e óleos ruins para a saúde. Coloque um pouco de azeite de oliva ou de coco no topo da pipoca e levedura, que tem um sabor bastante parecido com queijo. Limão por cima da pipoca é interessante e não adiciona nenhuma caloria.
  • Pague o pacote familiar em uma academia perto de casa e passe pelo menos um dia da semana lá se exercitando, nadando ou aproveitando as atividades que ela oferece. Participe de um grupo ou de uma aula que pareça divertida. Veja se possui alguma opção que você e toda a sua família aproveite.
  • Pratique jardinagem. Você não precisa se tornar um jardineiro de tempo integral, mas como um hobby, jardinagem te fará sair de casa e ir para o ar puro onde você pode plantar alguns vegetais para sua cozinha, ou começar uma horta. Jardinagem é uma atividade familiar excelente que as crianças normalmente ficam animadas.
  • Estabeleça um horário da noite para parar de comer. Esse truque simples te ajuda a perder peso e dormir melhor à noite. Escolha um horário, talvez uma hora depois do jantar, ou o que funcionar com sua família, e beba chá quente ou água gelada, mas não coma após o horário estabelecido. Você provavelmente vai ver que suas roupas te servem melhor quando você não come tarde da noite. Não comer logo antes de se deitar pra dormir também te ajuda a pegar no sono mais rápido e não acordar durante a noite.

Todas essas pequenas coisas que você fizer durante a semana irão te ajudar a alcançar uma melhor saúde. Nunca pense que pequenas mudanças não farão nenhuma diferença. Toda mudança tem que começar de algum lugar, e quanto antes começar, melhor irá se sentir.