Saúde Melhor no Trabalho: Como Evitar Ferimentos Ao Trabalhar

Ferimentos no trabalho são não apenas uma grande perda para a receita das empresas mas também podem ser devastadoras para o indivíduo machucado, pela perda do trabalho e da renda e pela composição das despesas médicas que podem ser ou não cobertas pelo seguro, deixando de lado a dor envolvida em se machucar.

Saúde_Melhor_no_TrabalhoSaber como proteger a si e seus funcionários pode significar uma grande economia para uma empresa e para um indivíduo. Consciência e conhecimento dos cinco tipos de ferimentos no ambiente de trabalho e como evitá-los é a chave para a segurança.

1) O excesso de esforço é considerado o risco número um dos trabalhadores e pode vir na forma de ferimento por excesso de peso levantado, segurado, empurrado, puxado, arremessado ou carregado. Sempre peça ajuda quando você sabe ou acha que aquele trabalho exige mais de uma pessoa.

Se um empregador tentar forçar você a fazer um trabalho acima da sua real capacidade, insista para que você tenha assistência. Use aparelhos disponíveis para tornar os trabalhos difíceis mais fáceis sempre que houver em seu ambiente de trabalho.

Torne-se conhecedor das maneiras apropriadas de levantar e mover objetos pesados. Se você é um empregador, um filme de treinamento pode ser uma ferramenta com bom custo benefício que, a longo prazo, irá economizar dinheiro para sua empresa. Crie sessões obrigatórias de filme para novos e antigos empregados para familiarizá-los com as técnicas apropriadas.

2) Quedas no mesmo nível contam por 16% dos ferimentos no ambiente de trabalho. Existem muitas coisas que podem ser feitas para eliminar quedas resultantes de líquidos derramados, tropeções, e outras obstruções ao longo da área de trabalho. Mantenha todos os cubículos de trabalho individuais e as mesas livres de desordem e evite fixar qualquer coisa no chão que não seja necessária.

Limpe líquidos derramados assim que ocorrem e use cores aprovadas para avisar aos trabalhadores que um derramamento ocorreu. É uma boa ideia encarregar um empregado de ficar próximo ao derramamento para alertar outros de que a área está escorregadia e perigosa.

Se você pensa que é uma perda de receita para a companhia fazer isso, compare o custo de manter um empregado por 15 minutos ao custo de um processo. Considere oferecer aos seus empregados calçados anti-escorregadios com o custo arcado pela empresa para que sejam utilizados apenas no trabalho. Ao longo prazo, eles irão se pagar.

3) Reações corporais são ferimentos resultantes de flexão, forçar para alcançar algo, ficar de pé, sentar-se, escalar, escorregar ou tropeçar sem cair. Elas contam por mais de 10% dos ferimentos no ambiente de trabalho. Um pouco mais difícil de eliminar do que as quedas, há ainda muito que pode ser feito para proteger os trabalhadores desse tipo de lesão.

Focar nas reações corporais inclui controlar os fatores ambientais que podem resultar nos trabalhadores se machucando. Certifique-se de configurar temperaturas razoáveis para o horário do dia e estação no ambiente de trabalho. Também é importante que os trabalhadores coloquem as ferramentas e suprimentos de escritório de volta nos seus lugares originais ou área em que são armazenados.

boa_condição_físicaPara os empregadores, encorajar seus funcionários a manterem uma boa condição física reduz o risco deles se machucarem.

Considere oferecer descontos de companhia em academias locais ou traga um treinador uma ou duas manhãs por semana para uma sessão breve de exercícios que seus empregados podem optar por aproveitar como um tipo de benefício empresarial. Tudo que você faça para reduzir o risco de ferimentos irá se refletir ao final.

4) Quedas a níveis inferiores respondem pela mesma porcentagem de ferimentos que os de reações corporais. Eles devem ter prioridade na redução por conta da seriedade de sua natureza e porque são um risco real de morte de um funcionário.

Quedas a níveis inferiores são a área em que você não pode se dar ao luxo de poupar os dólares da empresa. Ações judiciais são uma possibilidade real quando as pessoas sofrem quedas. Certifique-se de que as escadas são não apenas modernas e atualizadas, mas que os empregados sigam as instruções de uso delas não se apoiando no degrau mais alto e nem excedendo as restrições de peso.

Se seu ambiente de trabalho tem áreas em que quedas são possíveis, compre as proteções de queda adequadas e faça seus funcionários usarem-nas todo o tempo em que estiverem em risco. Considere contratar um empregado cujo único trabalho seja monitorar a segurança no ambiente de trabalho. Seu salário irá se pagar no primeiro ano de emprego.

5) Lesões por perfuramento de objetos contam por um total de 8% dos ferimentos no trabalho e podem incluir desde ferramentas a outros objetos que caiam de cima nos empregados, materiais empilhados fora de lugar, objetos que possam entrar em colapso ou se mover e atingir um trabalhador. Capacetes, óculos de segurança e proteção, máscaras e roupas protetoras são necessários nas áreas mais perigosas de trabalho para protegê-los desse tipo de ferimentos.

(Quer mais informações valiosas como este artigo? Envie-nos um e-mail aqui no www.UmnovoMe.com)

Em lugares com maquinário pesado, deve haver um profissional de segurança disponível para assegurar que os trabalhadores estejam utilizando as vestimentas adequadas e trabalhando nas áreas em que eles não possam se machucar. Ficar embaixo de guindastes ou gruas é um perigo.

Trabalhadores que não são alertados ou avisados dos seus arredores podem facilmente ser atingidos por veículos da companhia ou empilhadeiras. Roupas altamente visíveis são obrigatórias para áreas de alto risco. Veículos da companhia devem ser inspecionados anualmente e mantidos em excelentes condições.

Áreas de trabalho ergonômicas podem poupar os trabalhadores de ferimentos ao reduzir o estresse físico causado por condições precárias de trabalho. Focar na configuração física de cada estação de trabalho dos funcionários e as ferramentas que eles estão usando pode resultar em condições mais confortáveis, levando à redução de estresse mental, outra causa de lesões relacionadas ao trabalho.

Ofereça uma pausa para o café aos seus funcionários durante o dia para eles se desestressarem e retomem o foco no trabalho. Não permita que os trabalhadores dobrem seus turnos, o que aumenta o fator de risco na maioria das categorias de risco.

Quando estiver buscando formas de economizar dinheiro no ambiente de trabalho, não procure mais do que gastar dinheiro para proteger seus empregados pois os benefícios a longo prazo irão ser superiores a qualquer custo que você tenha inicialmente. Segurança no trabalho economiza dinheiro real que pode ser colocado de volta nela para seu crescimento e lucro.